Homepage
topo_4.jpg





Artigos
Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto

Depoimento sobre seus elementos artísticos e o tratamento de conservação realizado em 2007

Medalhão da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto

Por Adriano Ramos
Pesquisador e restaurador do Grupo Oficina de Restauro

Existem certas edificações que primam pela elegância e bom gosto. A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto é uma delas, resultado do cuidado dos mesários da associação na escolha dos oficiais para a empreitada demonstrando com exatidão a capacidade gestora desse grupo de cidadãos incumbidos de coordenar os trabalhos de ereção e ornamentação do majestoso templo.

Leia mais...
 
Mãe Ancestral

Orlando Ramos
Pesquisador e Restaurador de Obras de Arte

As primeiras comunidades humanas eram seguramente matriarcais; a força mística originava-se da Mãe-Terra. 0 culto à fertilidade refletia a vida cotidiana e os anseios das sociedades agrícolas, cuja expectativa básica era o germinar das sementes e o florescer dos alimentos. Os ritos, hoje ditos pagãos, sempre tinham a mulher como centro do poder mági co, divinatório, refletindo o mistério do seu dom natural de ges tar, gerar e alimentar. As primeiras esculturas conhecidas na história, que eram imagens de culto, foram as opulentas Deusas de Fertilidade.

No catolicismo, o culto a Sant'Ana reproduz esse sentimento ancestral da relação do poder gerador da terra com o da mulher e, ao mesmo tempo, encarna outro culto da Antiguidade, que é a reverência aos antepassados, ao conhecimento que se transfere de geração para geração, por isso denominada de 'Mestra' ou 'Guia' De sua descendência nasce o Salvador da Humanidade, como da semente nasce o trigo e a uva, que geram o pão e o vinho, os alimentos que mantêm a vida: o corpo e o sangue do Cristo.

Leia mais...
 



mail@grupooficinaderestauro.com.br Grupo Oficina de Restauro
Conservar sem ser Conservador
Topo
Homepage