Homepage
topo_3.jpg





Apresentação

Dentre os diversos projetos desenvolvidos pelo Grupo Oficina de Restauro, merecem destaque as oficinas de oratórios e os cursos de treinamento e capacitação de mão de obra especializada para auxiliares técnicos em conservação e restauração de obras de arte.

O Grupo Oficina de Restauro não promove cursos de restauração. Apenas participa de um projeto específico, denominado Valor Social, juntamente com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, cujo objetivo é oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade social e que estejam matriculados na rede pública de ensino nas cidades de Nova Lima e Belo Horizonte, uma opção de formação profissional na condição de auxiliares de restauração.

Confira no site www.mao.org.br

Contudo, existem dois cursos em Minas Gerais e que podem ser indicados pelo seu reconhecido valor: o primeiro é o curso de graduação do Centro de Conservação e Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOR) para formação de restauradores; e o segundo é o Curso da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), que prepara técnicos em restauração para o mercado de trabalho.


 
Programa Valor Social

Programa Valor Social

Programa Valor SocialAssociados aos integrantes do Setor Educativo do Museu de Artes e Ofícios (MAO), os restauradores do Grupo Oficina de Restauro foram os responsáveis pela coordenação técnica do 1º curso de capacitação de mão de obra para a formação de assistentes especializados em conservação e restauração de obras de arte, ocorrido no período de Julho a Dezembro de 2008 no laboratório de conservação do MAO. (Veja texto em anexo)  

Criado pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez em parceria com o IPHAN/Ministério da Cultura, o Programa Valor Social veio preencher, com o referido curso, uma lacuna existente no quadro de profissionais da preservação de obras de arte ao propiciar a formação de assistentes de conservação e restauração para o mercado de trabalho. Enquanto o Centro de Conservação e Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOR/UFMG) forma conservadores/restauradores em seu curso de graduação e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) promove a formação de técnicos especializados para o setor, os auxiliares de restauração não tinham, até então, qualquer tipo de treinamento para o exercício da profissão. 

Leia mais...
 
Oficina de Oratorios

Curso OratorioAs oficinas de oratórios realizadas pelo Grupo Oficina de Restauro, na cidade de Santa Bárbara/MG, pelo Programa Petrobras Cultural em seus dois primeiros módulos, contemplaram um total de cinquenta e seis alunos do ensino médio da Escola Estadual Afonso Pena e quatro integrantes da Sociedade dos Artesãos de Santa Bárbara. As duas primeiras oficinas aconteceram entre os dias 18 e 29 de outubro de 2004, enquanto a terceira e a quarta foram ministradas no período compreendido entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro do mesmo ano.

Leia mais...
 



mail@grupooficinaderestauro.com.br Grupo Oficina de Restauro
Conservar sem ser Conservador
Topo
Homepage