Homepage
topo_4.jpg





Programa Valor Social Imprimir E-mail

Programa Valor Social

Programa Valor SocialAssociados aos integrantes do Setor Educativo do Museu de Artes e Ofícios (MAO), os restauradores do Grupo Oficina de Restauro foram os responsáveis pela coordenação técnica do 1º curso de capacitação de mão de obra para a formação de assistentes especializados em conservação e restauração de obras de arte, ocorrido no período de Julho a Dezembro de 2008 no laboratório de conservação do MAO. (Veja texto em anexo)  

Criado pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez em parceria com o IPHAN/Ministério da Cultura, o Programa Valor Social veio preencher, com o referido curso, uma lacuna existente no quadro de profissionais da preservação de obras de arte ao propiciar a formação de assistentes de conservação e restauração para o mercado de trabalho. Enquanto o Centro de Conservação e Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOR/UFMG) forma conservadores/restauradores em seu curso de graduação e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) promove a formação de técnicos especializados para o setor, os auxiliares de restauração não tinham, até então, qualquer tipo de treinamento para o exercício da profissão. 

PROGRAMA VALOR SOCIAL – ICFG

Programa Valor SocialO Programa Valor Social, do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, lançou, em 2008, o curso de qualificação de jovens na área de conservação. Com o objetivo de capacitar adolescentes para atuarem como assistentes de restauradores no mundo do trabalho, o Programa é uma promissora iniciativa de inserção sociocultural e profissional desenvolvida em Minas Gerais.

A primeira turma, formada por 30 jovens moradores de zonas economicamente menos favorecidas de Belo Horizonte e Nova Lima, estudantes da rede pública de ensino, iniciou as atividades em junho de 2008. O curso tem duração de seis meses e carga horária de 420 horas/aula. Os alunos selecionados recebem uma bolsa-auxílio, vale-transporte, uniforme, lanche e material para as aulas. As oficinas são inteiramente gratuitas e desenvolvidas em laboratório localizado no Museu de Artes e Ofícios totalmente equipado e adaptado para essa finalidade. Até o presente momento, o nível de assiduidade dos alunos é superior a 98%.

Programa Valor SocialEstruturado a partir de princípios que envolvem referências teóricas e experimentações práticas, o Programa Valor Social oferece disciplinas específicas da área de conservação, ministradas por profissionais especializados do Grupo Oficina de Restauro. Além disso, o curso inclui também aulas complementares, como história, química, física, biologia, fotografia, empreendedorismo, ética e cidadania, dentre outras. O Programa Valor Social considera a formação integral do jovem como essencial para sua plena inserção no mundo do trabalho.

A vivência cultural dos jovens, que diariamente frequentam o Museu de Artes e Ofícios, onde funcionam as oficinas, é outro ponto relevante do Programa Valor Social. Faz parte do escopo de atividades previstas no curso, o trabalho de campo e pesquisa realizado nas cidades históricas que concentram bens tombados pelo Patrimônio Cultural, como, por exemplo, Ouro Preto e Congonhas.

Para o alcance efetivo dos objetivos propostos, o Programa Valor Social contou com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte − Setor de Qualificação Profissional, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Município de Nova Lima no processo de seleção dos candidatos; como também com a da Fundação Dom Cabral na formação de empreendedores e no encaminhamento dos alunos ao mercado formal de trabalho.
Programa Valor Social
Assim estruturado, o Programa Valor Social do Instituto Cultural Flávio Gutierrez pretende qualificar jovens ativos, e conscientizando-os do seu potencial profissional e conservador dos bens materiais e imateriais, contribuindo para a preservação e a valorização do patrimônio cultural do Brasil.

Veja as fotos dos cursos

 

 

mail@grupooficinaderestauro.com.br Grupo Oficina de Restauro
Conservar sem ser Conservador
Topo
Homepage