Homepage
topo_4.jpg





Destaques


Deus e a mão do homem

reliquiano-deus-e-a-mao-do-homem-alejaidinho-antonio-francisco-lisboa1

Em 1814, saía de cena, na cidade de Ouro Preto, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Pobre e debilitado pela doença degenerativa que lhe rendeu o apelido inusitado, esse mulato ouro-pretano, considerado o maior representante das artes plásticas no período colonial, teve sua vida inteiramente dedicada à escultura e ao entalhe da madeira e da pedra-sabão. No bicentenário de seu falecimento, ele recebeu, com merecimento, inúmeras homenagens efetivadas por intermédio da publicação de novos textos sobre a sua vida e seu trabalho, e também com a organização de congressos e seminários em cidades mineiras contempladas com obras da sua lavra.

 

Leia mais...
 
"Igreja de São José será reaberta após obra de restauração"
Qua, 04 de Dezembro de 2013 22:50

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/12/01/interna_gerais,475082/igreja-de-sao-jose-sera-reaberta-apos-obra-de-restauracao.shtml

 
Iepha/MG entrevista Adriano Reis Ramos

http://www.iepha.mg.gov.br/banco-de-noticias/1177-iephamg-entrevista-adriano-reis-ramos

 
"Tribuna de Minas" entrevista Adriano Ramos

http://www.tribunademinas.com.br/cultura/entrevista-adriano-reis-ramos-conservador-restaurador-1.1156981

 
Gás inerte salva patrimônio

Estado de Minas:
"Grupo mineiro de restauro aplica técnica desenvolvida na Espanha para livrar da infestação de insetos coleção da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo"

 
Restauração dos elementos artísticos da capela da Fazenda Babilônia, Goiás

Mediante processo licitatório promovido pela 14ª Superintendência do IPHAN, o Grupo Oficina de Restauro ficou responsável pela restauração dos elementos artísticos da capela da fazenda Babilônia, na cidade de Pirenópolis, em Goiás.

Leia mais...
 
Mestre Piranga - A um passo da verdade

Os pesquisadores Adriano Ramos e Célio Macedo Alves descobrem fortes indícios sobre a identidade de Mestre Piranga, um dos artistas mais importantes do barroco mineiro.

  Adriano Ramos e a imagem de Nossa Senhora das Mercês que pode ser o elo entre José de Meireles Pinto e Antônio de Meireles Pinto com Mestre Piranga.

A riqueza de Minas Gerais no período colonial contribuiu para o desenvolvimento de ambiente cultural sem precedentes no Brasil do século 18. Para atender à demanda da Igreja Católica, santeiros produziram intensamente obras sacras, que se tornaram um dos principais legados artísticos daquela época. Aleijadinho, que morou em Ouro Preto e atuou em várias partes do Estado, é o mais conhecido e valorizado de todos. Mas outros artistas, por falta de pesquisas aprofundadas, permanecem desconhecidos. Mestre Piranga, que trabalhou na Zona da Mata, é bom exemplo. 

Leia mais...
 
Mestre Piranga - Só pesquisa põe fim ao mistério
Identificação de Mestre Piranga depende de estudos em arquivos e igrejas do interior de Minas Gerais sobre as atividades de Antônio Meireles Pinto e José Meireles Pinto.

 

O legado atribuído a Mestre Piranga retrata período da história de Minas Gerais marcado pela presença atuante de renomados artistas, que produziam obras com características próprias se comparadas às de outros centros da colônia. As esculturas são marcadas pela leveza, ascendência, afetação, assimetria e, em muitos casos, aliam o aspecto caricatural ao tratamento refinado das figuras, como revelam as imagens em tamanho natural dos Passos da Paixão de Congonhas, assinadas por Aleijadinho e consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Leia mais...
 



mail@grupooficinaderestauro.com.br Grupo Oficina de Restauro
Conservar sem ser Conservador
Topo
Homepage