Homepage
topo_4.jpg





Aqui estão listadas várias publicações das quais o Grupo Oficina de Restauro participou. Muitas estão à disposição em meio eletrônico para conferência e leitura.

  2014
 

AS GERAES DE SERVAS
Circuito Cultural Vieira Servas

As-Geraes-de-Servas

 A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, através do Circuito Cultural Vieira Servas, traz a público o livro As Geraes de Servas, dedicado a inscrever a promoção de políticas culturais de patrimônio, bem como de preservação da diversidade de expressões culturais e da realização de direitos culturais da microrregião do Médio Piracicaba, a partir do legado de Francisco Vieira Servas, escultor e entalhador português de grande importância do barroco mineiro.

Confira o conteúdo - Arquivo PDF (27 Mb)

 

  2013
 

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS ELEMENTOS ARTÍSTICOS
DO PALÁCIO DA LIBERDADE - BELO HORIZONTE/MG

PALÁCIO DA LIBERDADE - BELO HORIZONTE/MG

Essemanual é dirigido às pessoas que trabalham e circulam no prédio do Palácio da Liberdade, monumento tombado pelo IEPHA/MG em 27 de janeiro de 1975. Tem como objetivo a conservação preventiva da edificação e de seus bens integrados, por meio da fiscalização e da realização periódica de serviços para sanar danos causados quer pelo uso quer pelo desgaste natural dos materiais ou por má conformação dos seus estratos, informando, ainda, as características que permitirão identificar problemas que exijam uma consulta técnica, evitando-se, assim, trabalhos mais radicais de restauração.

 Manual de conservação dos elementos artísticos do Palácio da Liberdade - Arquivo PDF (30 Mb)

 

  2004
 
Publicação da Faculdade ASA de Brumadinho/MG

Publicação da Faculdade ASA de Brumadinho, MG 

Com organização e coordenação editorial da Doutora em Literatura Comparada Maria Lúcia de Resende Chaves, a Revista ASA-Palavra, direcionada aos mais diversos temas das Ciências Humanas, acolhe textos do corpo docente da Faculdade e de convidados especiais. Nessa 2ª edição, vários outros assuntos foram abordados, unindo-se aos artigos de Literatura, Linguística, História, Filosofia, Antropologia...
Destacamos os textos acerca de cinema, música, ciência e escrita, entre outros, bem como sobre patrimônio cultural, que contou com a colaboração do Grupo Oficina de Restauro, por intermédio do pesquisador e restaurador Adriano Ramos, no artigo intitulado Inserções na Paisagem Urbana das Cidades Históricas de Minas Gerais.

 

  2003
 
Patrimônio Restaurado: Matriz de Santo Antônio – Santa Bárbara/MG

Patrimônio Restaurado: Matriz de Santo Antônio – Santa Bárbar, MG

Editado pela Associação dos Amigos de Santa Bárbara − (ASSASB), sob a presidência do Dr. José Anchieta da Silva, e organizado pela restauradora Rosângela Reis Costa, o livro relata, de forma clara e objetiva, tanto para o público leigo quanto o especializado, os trabalhos de restauração da decoração interna da matriz de Santa Bárbara, realizados entre os anos de 1997 e 2003 pelo Grupo Oficina de Restauro.

Confira o conteúdo 

 

  2002
 
“O Retábulo-mor da Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara”

O artigo intitulado O Retábulo-mor da Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara, de autoria de Adriano Ramos foi apresentado no Seminário Internacional “Metodologia para la conservación de retablos de madera policromada” organizado pelo Getty Conservation Institute e Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico, em Sevilha, Espanha, e publicado na edição daquele ano, juntamente com vários autores.


Publicação do Instituto Cultural Flávio Gutierrez


Publicação do Instituto Cultural Flávio Gutierrez contendo os Anais dos Seminários de Capacitação Museológica, realizado em 2002, na cidade de Belo Horizonte, abrangendo as áreas de museologia, restauro, artes, história, pesquisa e educação patrimonial. O Grupo Oficina de Restauro, representado pela restauradora Maria Regina Reis Ramos, no campo da salvaguarda patrimonial, apresenta texto sobre a restauração dos elementos artísticos do prédio da Praça da Estação, enquanto Adriano Ramos relata o processo de catalogação do acervo de objetos e utensílios do Museu de Artes e Ofícios e os serviços de conservação a que foram submetidos.

Confira os artigos na íntegra »


“Francisco Vieira Servas e o Ofício da Escultura na Capitania das Minas do Ouro”

Francisco Vieira Servas e o Ofício da Escultura na Capitania das Minas do Ouro
Livro publicado em 2002 pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez – com o patrocínio da Petrobras e o apoio dos Correios – que resgata a obra do escultor Francisco Vieira Servas, um dos mestres do barroco mineiro, nascido em Portugal. Edição bilíngue (português/inglês), 224 páginas, com pesquisa, organização e texto de Adriano Ramos, do Grupo Oficina de Restauro, fotografias de Eugênio Sávio, e posfácio do Prof. Eduardo Pires de Oliveira, da Universidade do Minho, Portugal.

Na véspera do lançamento de Francisco Vieira Servas e o Ofício da Escultura na Capitania das Minas do Ouro, o editor do Caderno de Cultura, jornalista João Paulo, do Jornal Estado de Minas, publicou interessante matéria sobre o livro.

Confira a matéria »

 

  2001
 
Livro publicado em 2001 pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez

Inventário das Imagens de Sant'Ana – Coleção Angela Gutierrez

Livro publicado pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez – com o patrocínio da VITO Transportes, sobre o acervo de imagens de Sant´Anas da coleção Angela Gutierrez. Fotos de Eugênio Sávio e textos das historiadoras Myriam Ribeiro de Oliveira e Maria Beatriz Mello e Souza, com a reprodução integral do inventário das 232 imagens realizado pelo Grupo Oficina de Restauro. Edição bilíngue (português/inglês)

Confira o artigo na íntegra »

 

  2000
 
19ª edição da Revista Barroco - O Território do Barroco no Século XXI

19ª edição da Revista Barroco - O Território do Barroco no Século XXI

Publicação da Revista Barroco, em 2000, como parte das comemorações dos 500 anos do Brasil. São 24 ensaios de especialistas de renome internacional, que, em 500 páginas, propiciam uma ampla discussão sobre as inúmeras possibilidades de permanência do barroco como elemento de inserção cultural do homem na civilização contemporânea, entre os quais o texto Aspectos do Estilo Barroco em Minas Gerais e Considerações sobre a Preservação de Bens Culturais de autoria de Adriano Ramos do Grupo Oficina de Restauro.

 

  1998
 
Revista Telas e Artes - Pesquisa sobre Francisco Vieira Servas 

Em sua edição especial comemorativa dos 300 anos de Ouro Preto, a revista Telas e Artes publicou parte da pesquisa sobre Francisco Vieira Servas desenvolvida pelo pesquisador e restaurador de obras de arte Adriano Ramos do Grupo Oficina de Restauro.

Confira a matéria sobre Francisco Vieira Servas »

 

  1997
 
17ª edição da Revista Barroco 

Publicada nesse ano, a 17ª edição da Revista Barroco reúne os anais do II Congresso Luso Brasileiro de História da Arte, ocorrido na cidade de Ouro Preto. Entre os diversos ensaios de especialistas brasileiros e portugueses, destacamos Aspectos Estilísticos da Estatuária Religiosa no Século XVIII em Minas Gerais de autoria de Adriano Ramos do Grupo Oficina de Restauro.

Confira o artigo »

 

  1991
 
Catálogo ilustrativo das exposições de oratórios da colecionadora Angela Gutierrez

Catálogo ilustrativo das exposições de oratórios da colecionadora Angela Gutierrez, com textos de diversos especialistas, destacando-se os temas referentes à iconografia desenvolvidos pelas historiadoras Cristina Ávila e Silvana Cançado e as Pesquisas de Materiais e Técnicas sob os cuidados do Grupo Oficina de Restauro. A primeira edição data de 1991.

Confira o texto sobre materiais e técnicas »

 

  1990-1994-2000
 
Publicações da ABRACOR

Publicações da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) contendo os anais dos seminários de conservação e restauração de obras de arte. Nos seminários realizados no Rio de Janeiro, Petrópolis e São Paulo, nos anos de 1990, 1994 e 2000, respectivamente, foram apresentados pelo Grupo Oficina de Restauro os seguintes trabalhos:

 

  1982
 
Restauração de forros decorados sobre madeira

A Revista Monumento editada na década de 1980 pelo atual Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/BA) tinha por objetivo a divulgação e difusão de temas referentes à preservação de bens culturais e em especial ao projeto de restauração do Pelourinho, no centro histórico de Salvador. Na edição de 1982 consta artigo de autoria do restaurador Adriano Ramos sobre a necessidade, ou não, do desmonte de forros decorados sobre madeira para a sua restauração.

Confira o artigo na íntegra »

 

mail@grupooficinaderestauro.com.br Grupo Oficina de Restauro
Conservar sem ser Conservador
Topo
Homepage